Logística operacional: o que é, processos e tecnologias envolvidas

Entenda o papel da logística inteligente nos negócios
Setembro 30, 2024
Como uma boa gestão logística pode impactar nos lucros da minha empresa?
Outubro 25, 2024

Logística operacional: o que é, processos e tecnologias envolvidas

A logística operacional representa um conjunto de soluções integradas, abarcando aspectos múltiplos da gestão de uma cadeia de suprimentos, que tem como objetivo essencial atender às demandas dos clientes (internos ou externos às empresas).

O campo de conhecimento e prática da logística está relacionado à otimização dos processos de planejamento, implementação e controle, tendo em vista todas as etapas que conectam origem e consumo final de produtos e serviços.

Hoje em dia, uma diversidade de recursos e ferramentas de tecnologia são adotadas pelas empresas de modo que os processos logísticos alcancem um novo patamar de otimização e eficiência.

Neste artigo, explicamos o conceito, importância, processos, tecnologias envolvidas e desafios da logística operacional. Continue e tenha uma excelente leitura!

O que é logística operacional?

A logística operacional é um campo de conhecimento e uma prática que propõe a eficiência e a otimização dos processos de planejamento, implementação e controle de toda a cadeia de suprimentos, da sua origem ao consumo final.

Isso implica que as etapas, atividades, processos e fases que compõem essa cadeia devem ser compreendidas considerando-se tanto o fluxo da mercadoria quanto o de informações. 

Neste sentido, a logística também representa um conjunto de atividades integradas, assumidas por empresas de diversos segmentos ou porte, com o objetivo de atender às necessidades do cliente. 

Para tanto, toda a cadeia de eventos que conecta empresa e clientes deve ser entendida, de modo que os processos e etapas sejam otimizados, e os custos reduzidos.

Por que a logística operacional é importante?

A logística operacional é fundamental para a gestão eficiente da cadeia de suprimentos de uma empresa, desde a obtenção dos insumos até a entrega do produto final ao consumidor.

Ela engloba uma série de processos que precisam ser orquestrados com precisão para atender às demandas do cliente e manter a competitividade no mercado.

A importância da logística reside na sua capacidade de otimizar os processos internos, controlar o inventário com eficiência, garantir armazenagem adequada, prever demandas com precisão, processar pedidos rapidamente e entregar produtos em tempo hábil. 

Cada atividade dentro da logística operacional é projetada para melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos, reduzindo custos e minimizando a possibilidade de atrasos ou erros.

Ao focar em uma execução de logística ágil e precisa, as empresas podem obter vantagens distintas, como a redução de tempo de inatividade, a otimização do uso de recursos e a melhoria do serviço ao cliente. 

Isso não somente impulsiona a satisfação do cliente, mas também melhora a reputação da empresa e ajuda a construir relações comerciais duradouras.

Além disso, processos eficazes em logística permitem uma melhor alocação de recursos e podem contribuir para práticas empresariais mais sustentáveis, alinhadas às preocupações ambientais atuais.

Dessa maneira, desempenha um papel crucial na habilidade de uma empresa de se adaptar às mudanças do mercado e manter a sustentabilidade de longo prazo em suas operações.

Processos que compõem a logística operacional

Como vimos anteriormente, a logística operacional é composta por atividades de natureza integrada que, em sua interdependência, são capazes de otimizar e dar maior eficiência a todo o fluxo de produtos, da origem ao destino.

Por este aspecto, existem diversas dimensões que devem ser contempladas nestes processos, abarcando a gerência do produto assim como das informações. Assim, os processos são:

  1. Controle de inventário;
  2. Armazenagem e estocagem;
  3. Previsão de demanda;
  4. Processamento de pedidos;
  5. Embalagem;
  6. Transporte, localização e movimentação;
  7. Atendimento e serviço ao cliente;
  8. Pós-venda;
  9. Devoluções. 

Cada um destes aspectos é relativo a uma dimensão da logística, ora mais próximo ao contato com o cliente, ora mais direcionado aos processos internos e de gerenciamento.

O primeiro destes aspectos, o controle de inventário diz respeito à gestão atenta da necessidade financeira relativa à manutenção do estoque em atendimento às demandas dos clientes e, do mesmo modo, que seja eficiente para a empresa.

armazenagem e estocagem diz respeito à definição da localização do estoque e suas características físicas, tendo em vista as práticas de logística definidas pela empresa.

Outra dimensão é a previsão de demanda, que representa a compreensão das demandas dos clientes, em produtos ou serviços, considerando termos quantitativos e de suprimento por parte da empresa.

Do mesmo modo, o processamento dos pedidos é um dos âmbitos da logística que determina a velocidade registrada desde a solicitação até o encaminhamento para outros setores.

Neste caminho, a logística ainda apresenta as dimensões de:

  • Embalagem: adequada para proteger o produto e de acordo com o marketing da empresa;
  • Transporte: meio mais eficiente, rota otimizada, conhecimento das regras e leis;
  • Localização: redução do custo operacional, segurança e infraestrutura, tributação local;
  • Movimentação: reduzir a necessidade de manipulação dos produtos, reduzir distâncias. 

Vale lembrar que estas dimensões são passadaspelo atendimento ao cliente, uma das chaves da logística. Afinal, seu objetivo é que o produto ou serviço, de fato, atenda às demandas do cliente (interno ou externo à empresa).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *