O depósito ideal é aquele se supre as necessidades básicas de armazenagem do seu produto. Se você vende produtos secos, perecíveis ou equipamentos de energia, por exemplo, seu espaço deve seguir regras rigorosas para mantê-los seguros e protegidos.
Produtos de mercados e mercearias, são perecíveis que necessitam de acondicionamento rígido, alguns itens terão que ser armazenados sob determinadas temperaturas.
Já máquinas, eletrônicos e equipamentos sensíveis, requerem outro tipo de armazenagem e podem necessitar de travas de segurança.
E se o seu negócio oferece uma variedade de produtos, o depósito deve ser capaz de estocar todos, respeitando suas devidas condições e divisões.
Roubos, furtos e perdas são comuns em depósitos mal instalados. Não importa qual seja seu ramo, implementar procedimentos de segurança vai proteger o estoque. Softwares, câmeras de segurança e alarmes são indispensáveis. Em alguns casos, você também pode investir em de detectores de metal nas portas ou ímãs antirroubo colocados em determinado estoque. Pode parecer uma alternativa rígida, mas acredite, necessária.
O investimento em tecnologia possibilita manter o estoque em uma área monitorada e trancada. Além disso, existem softwares perfeitos para ter um inventário de tudo que entra e sai do depósito, identificando quaisquer itens que possam vir a faltar.
Essa opção sem dúvida é a que mais irá manter seu estoque organizado e seguro. Depender de processos manuais abre margens para o erro, por isso, ter um sistema de controle para administrar seus produtos e mercadorias ajudará sua equipe.
Ter um sistema de controle de estoque fará com que seu time saiba exatamente o que tem e o que não tem. A automatização reduz gastos e melhora a performance do time.
Para adquirir um sistema eficiente, sua empresa pode contratar um software, como citamos no item acima ou fazer melhor e contratar uma empresa terceirizada, que possui boa expertise em gerenciamento de estoque.