Ney Leprevost, Deputado Estadual no Paraná pelo partido União, protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê que as concessionárias que vencerem a licitação das rodovias deverão disponibilizar Pontos de Parada de Descanso (PPD) para motoristas profissionais de transporte de cargas.
Segundo o deputado, o objetivo desse projeto é colaborar com o exercício da profissão de caminhoneiro, uma categoria que, historicamente, enfrenta jornadas de trabalho excessivas para cumprir prazos de entrega, percorre longas distâncias e não encontra pontos de parada adequados e seguros suficientes para descanso nas estradas brasileiras.
“A realidade dos caminheiros nas estradas é difícil. O caminhoneiro dirige 5 horas e meia seguidas e não consegue parar em um posto para descansar se não abastecer, em média, 200 litros. Os donos de postos reservam as vagas para clientes que abastecem. As mesmas dificuldades são enfrentadas pelos motoristas de ônibus, cuja responsabilidade é ainda maior, pois transportam pessoas”, diz Leprevost.
Pela lei do descanso, que rege a jornada do caminhoneiro, o período em que o motorista pode passar dirigindo é de 5 horas e meia e o intervalo interjornada deve ser de 8 horas.
“Essa jornada de trabalho muitas vezes é triplicada para atender prazos e, no caso dos caminhoneiros autônomos, para conseguir maior remuneração. A dificuldade de encontrar um local para descanso leva motoristas profissionais à exaustão, o que coloca suas vidas e a vida de terceiros em risco”, afirma o deputado.
Fonte: Blog do Caminhoneiro.