Entenda o papel da logística inteligente nos negócios

Os 10 principais problemas de entrega de lojas virtuais
Setembro 13, 2024
Logística operacional: o que é, processos e tecnologias envolvidas
Outubro 15, 2024

Entenda o papel da logística inteligente nos negócios

O que é logística inteligente?

A logística inteligente representa a integração de tecnologias avançadas no gerenciamento da cadeia de suprimentos para melhorar a eficiência, a precisão e a rentabilidade das operações logísticas.

Ela se baseia no uso de sistemas automatizados, dados analíticos e soluções de inteligência artificial para otimizar processos desde o armazenamento até a entrega final.

Essencialmente, então, a logística inteligente vai além da automação convencional: envolve a capacidade de prever cenários, adaptar-se a condições variáveis em tempo real e tomar decisões estratégicas baseadas em dados robustos. 

Isso pode ser alcançado por meio da implementação de soluções como sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), plataformas de gerenciamento de armazéns (WMS) e ferramentas de rastreamento e monitoramento.

Juntos, esses pontos formam um ecossistema altamente interconectado.

E quais são os seus pilares?

Os pilares da logística inteligente formam a base sobre a qual as operações modernas são construídas. 

Por isso, oferecem às empresas as ferramentas necessárias para navegar por um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Podemos elencar 5 dos seus pilares:

  1. Integração de tecnologias: no cerne da logística inteligente está a integração de diversas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), e análise de dados. Estas tecnologias trabalham juntas para coletar, analisar e aplicar dados em tempo real, o que entrega uma visão holística das operações logísticas;
  2. Automação de processos: a automação abrange desde sistemas robóticos de armazenamento e recuperação até softwares avançados para gerenciamento de transporte e armazéns. Essa automação não apenas reduz a margem de erro humano, mas também aumenta a eficiência operacional, reduzindo custos e melhorando tempos de resposta;
  3. Visibilidade e rastreabilidade: a capacidade de rastrear produtos ao longo da cadeia de suprimentos em tempo real é muito importante. Isso é habilitado por dispositivos IoT e soluções de software que oferecem atualizações contínuas sobre o status das mercadorias, desde a origem até o destino. Isso melhora a precisão do inventário, reduz perdas e aumenta a satisfação do cliente;
  4. Análise preditiva e prescritiva: ao usar grandes volumes de dados e algoritmos de aprendizado de máquina, a logística inteligente pode prever problemas potenciais e sugerir ações corretivas antes que eles afetem a cadeia de suprimentos;
  5. Conformidade e segurança: com o aumento das regulamentações e a necessidade de transparência, a logística inteligente ajuda a garantir a conformidade por meio de sistemas atualizados com as últimas leis e normas.

Como a logística inteligente pode otimizar os resultados da empresa?

1. Processos mais eficientes

A logística inteligente utiliza automação avançada e tecnologia de robótica para otimizar operações de armazém, como picking e packing. 

Por exemplo, sistemas automatizados de recuperação e armazenamento (AS/RS) podem ser implementados para mover e armazenar mercadorias de maneira eficiente.

É uma forma de reduzir significativamente o tempo de processamento dos pedidos e aumentar a precisão do inventário.

2. Otimização de custos

A implementação de sistemas inteligentes como parte da logística permite às empresas reduzir custos com mão de obra, desperdício de materiais e custos operacionais. 

Por exemplo, um sistema de gerenciamento de frota baseado em IoT pode monitorar o consumo de combustível e padrões de condução, sugerindo rotas mais eficientes que cortam gastos excessivos.

Inclusive, segundo a pesquisa da PwC também, 50% da economia de custos da cadeia de suprimentos pode ser atribuída a esse fator. 

3. Melhores soluções de fretes

Ao usar plataformas digitais que integram soluções de frete multimodal, as empresas podem acessar uma ampla rede de transportadores e comparar custos e eficácia logística em tempo real. 

Com isso, é mais fácil selecionar a opção mais adequada para cada envio, garantindo melhores negociações e parcerias de longo prazo.

4. Rapidez nas entregas

A logística inteligente habilita um sistema dinâmico de resposta em que as informações do tráfego e condições climáticas são integradas em tempo real para ajustar rotas e evitar atrasos. 

No caso de um sistema de gestão de transporte, é possível reprogramar automaticamente as entregas quando detecta um possível atraso, informando ao cliente e minimizando impactos negativos.

5. Melhora no atendimento e fidelização de clientes

Com o uso de CRMs integrados aos sistemas de logística, as empresas podem personalizar a experiência do cliente. 

De que forma?

A partir de atualizações em tempo real sobre o status de suas entregas e respondendo prontamente a qualquer dúvida ou preocupação. Essa transparência e eficiência aumenta a confiança do cliente e incentiva a fidelidade à marca.

6. Redução de desperdícios

Por meio de ferramentas de previsão e planejamento, a logística inteligente ajuda a prever a demanda futura, mais precisamente, ajustando os níveis de estoque de forma otimizada.

É uma solução para evitar o excesso de estoque que pode levar à obsolescência e desperdício, além de reduzir a falta de produtos que poderia resultar em perda de vendas.

7. Compliance

Sistemas de logística inteligentes garantem que todas as operações estejam alinhadas com as normas regulatórias. 

É o caso de um software que pode ajudar a garantir que todos os produtos químicos sejam armazenados e transportados conforme as regulamentações de segurança, evitando multas e promovendo práticas de negócios responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *