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O que é logística de distribuição?

O gerenciamento de processos dentro de uma empresa é de fundamental importância para cortar custos e desperdícios e garantir maior eficiência nas atividades do negócio, o que certamente irá se refletir na satisfação do cliente e, consequentemente, na rentabilidade do negócio. Nesse sentido, dentre um dos processos que devem ser considerados pelas gerências está a logística de distribuição. 

Mas você sabe o que compete à logística de distribuição e como implementá-la na sua empresa? Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, este post foi feito para você. Portanto, continue lendo este conteúdo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é logística de distribuição?

A logística de distribuição é uma etapa específica dentro da logística como um todo, sendo aquela que está mais próxima do consumidor final. Sendo assim, esta parte da logística gerencia e distribui o produto final — o qual pode estar armazenado no estoque de produtos acabados, nas lojas, nos centros de distribuição ou até mesmo no atacadista — de modo sistematizado por meio dos veículos de distribuição e, por meio de um sistema de roteamento, encaminha essas mercadorias até o seu destino, que pode ser a residência do consumidor final.

Quais etapas compõem a logística de distribuição?

Para que a logística de distribuição ocorra de maneira ágil, evite desperdícios, seja segura e satisfaça o cliente final, há diversas etapas que devem ser conhecidas e respeitadas pelos profissionais da área. 

Desse modo, as fases que compõem essa parte da logística são basicamente cinco, sendo elas: gestão de distribuição, checagem e expedição de mercadorias, gerenciamento do frete, monitoramento de indicadores de desempenho e roteirização.

Nesse sentido, veja a seguir as especificidades de cada uma das etapas e compreenda mais sobre o assunto. 

  1. Gestão de distribuição

A gestão é considerada a base de toda a logística de distribuição, pois é nesta etapa que todo o processo será planejado para garantir maior eficiência, segurança e satisfação do cliente. Assim sendo, nesta fase é de suma importância estabelecer os seguintes aspectos:

  • realizar um planejamento prévio de estoque;
  • identificar as cargas que serão transportadas;
  • averiguar qual modal é mais adequado para realizar a distribuição (aéreo, aquaviário, dutoviário, ferroviário ou rodoviário);
  • estabelecer se a distribuição será terceirizada ou realizada por frota própria; e
  • planejar as rotas a serem seguidas, considerando a maior eficiência.
  1. Checagem e expedição de mercadorias

Além de planejar todo o processo de logística de distribuição, é fundamental checar a mercadoria antes de encaminhá-la para o cliente final. Esta simples etapa auxilia significativamente, pois evita desperdícios e a insatisfação do cliente, o que impacta diretamente na lucratividade do negócio. 

Por exemplo, caso o cliente receba em casa uma mercadoria que não aquela que ele comprou ou caso o produto apresente algum defeito, isso acarretará em uma má impressão da empresa para o cliente, que certamente não comprará novamente no mesmo local. Além do mais, a empresa terá que custear a devolução e o envio de uma nova mercadoria para o cliente, o que gerará um maior custo para a mesma.

  1. Gerenciamento de frete

Mais do que planejar a distribuição, é preciso controlá-la de modo a garantir que todo o empenho na etapa de planejamento valeu a pena e que tudo está sendo executado da maneira pretendida. 

O transporte de mercadorias, quando não planejado, pode abalar significativamente o equilíbrio financeiro da empresa. Dessa forma, é indispensável planejar e cortar custos desnecessários e desperdícios para que o cliente final não seja onerado e a empresa lucre.

Uma boa maneira de gerenciar o frete é contando com um sistema de gestão integrada que registre todo o deslocamento de carga. Assim a gerência terá maior controle da situação e o cliente também se beneficiará ao poder também controlar a entrega de seu produto.

  1. Monitoramento de indicadores de desempenho

O gerenciamento da logística de distribuição permite que os gestores possam identificar problemas, suas causas e propor melhorias. Sendo assim, os Indicadores de Desempenho Logístico, conhecidos também como KPI’s, são de suma importância para o processo.

Sendo assim, caso estejam ocorrendo muitas devoluções ou atraso nas entregas, é possível identificar esses problemas e suas razões para solucionar os eventuais gargalos e garantir a satisfação do cliente e a saúde financeira do negócio. 

  1. Roteirização

Por fim, é fundamental que seja realizada a roteirização de distribuição através do mapeamento de entregas que devem ser realizadas, prazo para entrega, local de destino e a identificação dos percursos mais rápidos e seguros. Para isso, é possível contar com a tecnologia.

Atualmente, diversos sistemas de gestão integrada conseguem planejar todo o trajeto levando em consideração as questões mencionadas anteriormente, de modo que todo o processo se torna mais ágil, altamente rentável, seguro e satisfatório para o cliente.

Qual a importância da logística de distribuição?

Como foi possível observar neste conteúdo, a logística de distribuição é uma etapa de suma importância para garantir maior redução de custos, maior agilidade e segurança nos processos, satisfação do cliente e, consequentemente, maior rentabilidade para a empresa. 

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