Primeiros conjuntos de semirreboques e caminhões totalmente elétricos entram em operação no Chile

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Primeiros conjuntos de semirreboques e caminhões totalmente elétricos entram em operação no Chile

A Randon realizou a entrega de implementos equipados com o sistema de tração auxiliar e-Sys, da Suspensys, para aplicação no transporte do processo de extração de minério pela mineradora SQM, no Chile. Esses implementos foram engatados em caminhões elétricos, criando os primeiros conjuntos totalmente elétricos para o transporte de cargas nas Américas.

Entre as novidades da operação, está o desenvolvimento de um modelo elétrico de semirreboque Tanque para o transporte de salmoura de lítio, em uma configuração customizada para a complexidade do processo produtivo em que está aplicado.

O outro modelo, que também já está em operação, é um Basculante para o transporte de minério, que obteve significativos resultados na redução de consumo de combustível e desgaste dos componentes quando combinado com um caminhão com motor a combustão.

A entrega foi oficializada em evento na região chilena de Antofagasta, nesta quarta-feira, 20 de dezembro, com a presença de lideranças das empresas envolvidas no projeto e autoridades da região.

A parceria também conta com a mediação da distribuidora Epysa, representante da Randon no mercado chileno, e da transportadora Nazar, que irá realizar a operação dos conjuntos totalmente elétricos na área de mineração.

A SQM, uma das líderes mundiais na produção de lítio e que possui a menor emissão de carbono do mercado, adquiriu os conjuntos de equipamentos elétricos de acordo com seu Plano de Sustentabilidade, onde se compromete a ser neutro em carbono em todas as suas linhas de negócios até 2040 – no caso específico do lítio até 2030.

A utilização dos semirreboques da Randon equipados com tecnologia e-Sys permite que a companhia chilena tenha alguns dos primeiros conjuntos de transporte de cargas 100% elétricos do mundo, já que a empresa possui caminhões elétricos de alta tonelagem na frota de suas operações. Com o uso dos modelos Hybrid R, a estimativa é de uma redução significativa nos custos operacionais para o cliente.

“Mais uma entrega que confirma o potencial de transformação global que essa tecnologia sustentável pode oferecer para a logística e o transporte. Acreditamos que a cooperação e a construção de soluções disruptivas são o caminho para a evolução da eletromobilidade. Nos orgulha estarmos na vanguarda dessa trajetória, juntos com parceiros estratégicos para execução desse desafio”, celebra o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

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