Uma boa gestão logística é fundamental para que a sua empresa marque presença no mercado e se torne referência naquilo que entrega. Capaz de:
Neste artigo você vai aprender: como a gestão logística é importante para a receita da sua empresa, como reduzir custos com transporte e logística e dicas para aumentar seus lucros com uma boa gestão logística. Aproveite!
Uma gestão logística de qualidade é fundamental para que a sua empresa marque presença no mercado e se torne referência naquilo que entrega.
Cada vez mais os produtos e serviços prestados pelas empresas se assemelham em sua natureza e qualidade, e mesmo um modelo de negócios inovador e revolucionário acaba se transformando, em pouco tempo, em um campo de batalha, e o que conta não é apenas a qualidade do serviço ou produto oferecido, mas também como esse produto chega até o cliente.
Encantar o cliente com entregas no prazo, atendimento excelente e segurança resulta em aumento das vendas e do lucro. Ao mesmo tempo, um bom gerenciamento dos processos internos pode reduzir custos e despesas, maximizando os lucros obtidos.
Portanto, uma gestão de logística com foco em aumento dos lucros envolve enxergar holisticamente a cadeia produtiva e implementar ações estratégicas em busca dos melhores resultados. Esse é um processo contínuo, em que sempre há oportunidades de ajustes e melhoras. Por isso é importante mensurar continuamente a efetividade dos procedimentos, identificando o que pode ser feito melhor.
Pelo menos quatro fatores podem afetar diretamente os lucros da empresa: a receita bruta com a venda dos produtos, a carga tributária, o custo da mercadoria vendida e as despesas operacionais. Confira, a seguir, como uma gestão logística eficaz pode impactar nos lucros da sua empresa nessas quatro áreas.
Rupturas no ponto de venda – ou, produtos em falta – significam vendas perdidas. Por outro lado, o excesso de estoque também acarreta prejuízo, uma vez que esses produtos, não sendo vendidos, deterioram ou ficam obsoletos. Assim, a gestão inteligente no controle de estoque assume importância decisiva na rentabilidade da empresa.
Reduzir rupturas exige estudo e observação dos hábitos de compra dos clientes. Depois de monitorar o desempenho das vendas por um período específico, pelo menos um ano, é possível prever sazonalidades e saber quais produtos vendem mais e em que período. Essas informações são usadas para planejar campanhas e outras ações para alavancar as vendas.
A disponibilidade constante dos produtos mais vendidos em si já é um propulsor para incremento de venda. Segundo o Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a cada 4% de redução de ruptura de um item há um ganho de 1% nas vendas desse mesmo item.
Com a pesada carga tributária que recai sobre as empresas no Brasil, manter os impostos em dia e conciliar essa necessidade com preços e prazos competitivos é um verdadeiro desafio. As operações logísticas são afetadas por tributos em todas as esferas. Os principais deles são:
Esse aspecto descentralizado da cobrança de impostos na logística pode causar problemas e afetar a saúde financeira da empresa. Como um bom planejamento ajuda?
Primeiro, a comunicação eficiente com o setor contábil é importante para que as equipes possam trabalhar em conjunto buscando as melhores alternativas.
O planejamento geográfico também deve ser levado em conta. Mapear a estrutura tributária dos estados pode ajudar a planejar rotas mais eficientes, escolher cidades estratégicas para o armazenamento dos produtos, tirar proveito de incentivos fiscais e reduzir o pagamento de taxas sobre as operações da empresa.
A logística também é responsável pela compra de matéria-prima e suprimentos. Então uma boa gestão logística pode impactar também no CMV (Custo da Mercadoria Vendida), ou custo de produção.
Um passo importante é encontrar os melhores fornecedores e estabelecer parcerias onde as duas partes ganham. Pode parecer uma estratégia lucrativa comprar de quem sempre vende mais barato. Mas é melhor pensar em termos de custo-benefício, para não comprometer a qualidade do seu produto e continuar atendendo as expectativas dos clientes.
Assim como é preciso reduzir rupturas nas vendas, também é essencial fazê-lo na outra ponta, na produção. Falta de material significa linha de produção parada, horas de trabalho perdidas e prejuízo. Por isso, prefira fornecedores que atendam com qualidade, no prazo e com condições e preços justos. Desenvolva um relacionamento de confiança com eles.
A gestão eficiente do custo operacional tem forte impacto nos lucros. Por isso, toda a logística em torno do transporte, estoques e armazenagem deve ser pensada e gerenciada com foco contínuo na otimização dos processos.
Aqui, como nos outros aspectos, o uso de tecnologia traz uma vantagem decisiva. Com um bom sistema, é possível centralizar as informações e integrar os controles dos estoques, as operações de transporte e automatizar os ciclos de pedidos, por exemplo.
Aplicativos de transporte de carga permitem traçar rotas de entrega mais eficientes, escolhendo a menor distância e as melhores estradas. Um sistema de agendamento também ajuda a cortar os custos, agrupando várias entregas em uma mesma viagem.