Você já ouviu falar em cadeia logística? Sabe o que esse termo significa? Para ter uma boa gestão é necessário entender como esse processo funciona, pois está ligado às organizações internas e externas de uma empresa.
Portanto, um bom gestor necessita entender como essa fase da logística funciona. Dessa forma, vai conseguir aperfeiçoar cada vez mais as suas operações.
Para que você entenda o que é cadeia logística, preparamos este post. Vamos te mostrar o que significa esse processo e quais as suas fases. Continue acompanhando e boa leitura.
Como o próprio nome já sugere, a cadeia logística é a interligação de uma série de atividades dentro da linha de produção. Ela vai desde a elaboração de um produto até a sua distribuição e comercialização. Portanto, é um sistema que vai além da relação fornecedor-cliente, mas envolve a comunicação que o cliente tem com o seu fornecedor. Um exemplo disso é o canal de troca e reclamação.
Com o mercado cada vez mais globalizado, muitas indústrias tiveram que se modernizar para continuarem competitivas e ainda manterem a qualidade do seu produto. Além disso, com um custo menor. Nesse processo, entra a cadeia logística, um conjunto de fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores trabalhando em parceria em busca de um resultado positivo e mais eficiente.
Essa é uma cadeia composta por clientes, produtores, fornecedores, distribuidores e revendedores. Sendo assim, podemos dizer que nela estão presentes todos por qual o produto passa.
Ter um bom gerenciamento da cadeia logística vai fazer com que a empresa diminua os seus custos. Mas não somente isso, pois uma boa gestão oferece soluções eficazes para que os consumidores se sintam satisfeitos ao adquirir um produto.
Atualmente, as empresas colocam o cliente final como o foco central de suas operações. Portanto, agradá-lo é o seu objetivo mais importante. Para isso, é preciso entregar o produto que ele deseja dentro do prazo esperado e em perfeitas condições. Além disso, é preciso que o preço seja o mais atrativo e satisfatório possível.
Temos basicamente quatro macroetapas dentro da cadeia logística. Veja:
Essa é a base, que supre, abastece as necessidades de um processo, possibilita a criação e o desenvolvimento de produtos. Aqui podemos ver as matérias-primas das fases iniciais de qualquer processo produtivo. O primeiro elo para dar início à cadeia logística.
Aqui é onde a matéria-prima será transformada em mercadoria. Portanto, é nesta etapa que são fabricados bens de uso e de necessidade do cliente. O produto é feito em quantidades determinadas e em um tempo estabelecido para que não haja atraso das demais etapas da cadeia logística.
Momento em que se trata da movimentação dos produtos acabados, onde a cadeia se une para distribuir os seus itens aos consumidores. É possível que haja vários meios de transporte para fazer a entrega da mercadoria ao consumidor ou comércio onde ele será distribuído. No entanto, em qualquer opção de transporte, é preciso prezar pela segurança, agilidade e com um índice baixo de avaria. O custo-benefício tem que ser atrativo para o cliente e empresa.
Esse é o último elo da cadeia logística, o alvo de toda a produção está nele, pois o consumidor precisa ficar totalmente satisfeito com a mercadoria recebida. Portanto, todo processo deve pensar em atender as necessidades do cliente. Afinal, ele tem em suas mãos o poder de compra e, por meio disso, é quem faz o mercado girar.
Para ter uma cadeia logística eficiente, é preciso haver planejamento. Por isso, o gestor precisará planejar todo o trajeto da mercadoria, desde a compra de matéria-prima até chegar ao cliente final. Somente com esse planejamento bem feito e entendido por toda equipe é que essa cadeia poderá dar certo.
Um bom planejamento de cadeia logística consiste em:
Veja os detalhes para colocar em prática a cadeia logística em sua empresa:
Para que a cadeia logística dê certo, o primeiro passo é ter uma equipe totalmente alinhada com os processos. Portanto, é preciso que os profissionais envolvidos busquem se atualizar constantemente, seja para fabricar um produto melhor ou entender mais o consumidor.
Os processos de toda cadeia precisam estar bem estruturados, em nível tático e operacional. Assim, toda a produção fica alinhada corretamente. Sempre que houver falhas, identificar onde está o gargalo e fazer a correção.
É preciso que os fornecedores sejam bem analisados pela empresa, afinal, o seu desempenho será fundamental. Não pode haver atraso na entrega de matéria-prima para não comprometer as outras etapas, por exemplo. Por isso, fique atento a todos os seus fornecedores e a qualidade dos seus serviços.
Não tenha somente uma opção para distribuir os seus produtos. É preciso ter várias opções para garantir que a mercadoria chegue ao cliente final em tempo hábil.
Ter um alto estoque nem sempre é sinônimo de vendas e lucratividade. Afinal, a manutenção dele e os custos operacionais podem ser maiores. Por isso, mantenha o seu estoque com o número de produtos suficientes para fazer a distribuição. Caso precise, faça a reposição.
Para que a sua cadeia logística seja ainda mais eficaz, use a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem várias plataformas para te ajudar a manter os processos e seus dados atualizados.
Em um determinado ponto pode ser que você precise terceirizar um serviço. Como o de entrega, por exemplo. Não hesite, pois será mais econômico e eficiente.
Como você viu, ter uma cadeia logística bem alinhada garantirá que a sua gestão seja mais eficiente. Portanto, planeje bem esses processos.