O transporte rodoviário no Brasil é uma peça fundamental na logística nacional e movimenta milhões de toneladas de mercadorias todos os dias.
Como uma das maiores economias do mundo, o Brasil depende fortemente de uma rede de estradas bem desenvolvida para garantir o fluxo contínuo de bens e serviços em todo o país.
No entanto, apesar de ter vantagens, ele apresenta várias desvantagens que podem afetar o seu completo desenvolvimento.
Neste conteúdo, exploraremos a importância, o cenário atual, os desafios e as características do transporte rodoviário no Brasil, destacando sua influência na economia, na integração regional e no cotidiano dos cidadãos.
Boa leitura!
O transporte rodoviário no Brasil remonta ao século XIX, quando as primeiras estradas foram construídas para facilitar o escoamento da produção agrícola.
Com o governo Vargas, em 1932, ocorreu a ampliação da malha rodoviária com a criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), em 1937.
No entanto, foi a partir do século XX, na segunda metade da década de 1950 com o governo de Juscelino Kubitschek, que esse modal começou a ganhar protagonismo, impulsionado pela expansão da indústria automobilística e pelo crescimento econômico do país.
Apesar do modal ferroviário ainda ser muito utilizado, naquela época, ele foi perdendo espaço para o modal rodoviário.
Em 1970, foi criado o Plano Integração Nacional (PIN), que foi direcionado para a implantação de grandes rodovias e construção de grandes estradas, como Perimetral Norte, Transamazônica, Cuiabá-Santarém, Cuiabá-Porto Velho, entre outras.
Mas com a crise do petróleo na década de 1970 e a extinção do FRN (Fundo Rodoviário Nacional) em 1988, a política rodoviária foi abalada.
Em 1990, foi inaugurado o Programa de Concessões de Rodovias para proporcionar trechos mais seguros, com cobranças extras na criação de praças e pedágios. Assim, diversas estradas passaram a ser administradas por empresas particulares.
Com o passar das décadas, as rodovias se tornaram a principal escolha para o transporte de cargas, contribuindo significativamente para a integração nacional e o desenvolvimento regional.
Atualmente, o transporte rodoviário no Brasil é responsável por movimentar a maior parte das mercadorias pelo país, representando uma fatia significativa do PIB nacional. No entanto, esse cenário não está isento de desafios.
Ele não tem as melhores condições nas suas estradas do país, que conta com 1,8 milhão de quilômetros de rodovias, sendo 146 mil deles asfaltados e de responsabilidade dos governos federais e estaduais. Os dados do transporte rodoviário no Brasil são da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No entanto, 75% da produção brasileira, quando se trata de escoamento de cargas, é transportada por meio do modal rodoviário, segundo pesquisa dos Custos Logísticos no Brasil divulgada pela Fundação Dom Cabral.
Isso comprova que as rodovias superam outros tipos de modais e que são adotadas práticas que tornam o processo mais seguro e eficiente.
Além disso, 60% dos transportes dos produtos produzidos e consumidos são realizados por rodovias, enquanto 20% são realizados por ferrovias, 13% por hidrovias e 4% por dutovias.
Os dados podem ser encontrados no portal da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ou da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT).
A importância do transporte rodoviário para o Brasil é incontestável, pois ele facilita o acesso às cidades, além de viabilizar a circulação das cargas com maior eficiência e rapidez.
Além de garantir o abastecimento de produtos essenciais em todo o território nacional, ele também é crucial para o funcionamento de diversos setores da economia, como o agrícola, o industrial e o comercial.
Também proporciona mais agilidade para entrega de cargas em curtas e médias distâncias, fazendo a entrega diretamente no ponto especificado.
Dentre as vantagens do transporte rodoviário de cargas no Brasil, destacam-se a flexibilidade e a rapidez.
Além de fatores que permitem que as empresas alcancem os mais remotos pontos do país, atendendo às demandas de forma ágil e eficiente.
Confira as principais vantagens do transporte rodoviário no Brasil:
Apesar das diversas vantagens, o transporte rodoviário no Brasil enfrenta uma série de desafios.
Confira algumas desvantagens do transporte rodoviário no Brasil:
Felizmente, a tecnologia tem se mostrado uma aliada no enfrentamento desses desafios no transporte rodoviário brasileiro.
Isso porque soluções inovadoras, como sistemas de gestão de transporte e rastreamento de cargas, estão revolucionando a forma como as empresas operam nesse setor, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.
Os Sistemas de Gestão e Transporte (TMS) permitem que as empresas gerenciem de forma mais eficiente todas as etapas do processo logístico e otimizem o uso de recursos.
Já a tecnologia de rastreamento por GPS permite que as empresas monitorem a localização e o status das cargas em tempo real, o que permite uma gestão mais eficaz dos prazos de entrega e previne roubos e extravios de mercadorias.
É importante destacar também que a telemetria e a Internet das Coisas (IoT) permitem a coleta e análise de uma variedade de dados em tempo real, que são informações essenciais para a tomada de decisões, o planejamento de rotas mais eficientes e a manutenção preventiva da frota.
Não podemos esquecer que a automatização de processos e o uso de inteligência artificial estão revolucionando a forma como as empresas operam no setor de transporte rodoviário, ajudando as empresas a aumentar a produtividade, reduzir erros e oferecer um melhor serviço aos clientes.
A tecnologia logística está transformando o transporte rodoviário, tornando-o mais eficiente, seguro e sustentável. Assim, as empresas que aproveitam essas inovações estão posicionadas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.