Existem diversas dicas que fazem com que os custos de uma empresa sejam reduzidos, mantendo a qualidade dos serviços e dos produtos ofertados. Veja agora quais são elas e como aplicá-las em sua empresa.
Algumas empresas utilizam a entrega própria dos produtos comercializados. Isso até pode dar certo para empresas já estabilizadas, que possuem uma boa frota de veículos e oferecem o serviço de entrega e frete sem que as despesas sejam elevadas a um patamar excedente do que é praticado.
No entanto, atualmente essa não é a realidade da maior parte das empresas do país.
Transportadoras especializadas contam com motofrete, transporte de cargas, entregas com carro, gestão de correspondências, armazenamento de produtos, entre outros serviços. Tudo isso pode ser contratado a partir de custos mais baixos e equivalentes com a realidade de cada cliente.
Para investir em um sistema de logística como este, você deve:
Atualmente, as empresas que efetivamente têm sucesso no mercado não se utilizam de processos antigos e obsoletos no dia a dia. Esses processos são mais caros e não permitem um bom nível de sustentabilidade para a empresa, pois são mais demorados, produzem resíduos e demandam uma maior quantidade de colaboradores.
Hoje, as planilhas e relatórios feitos com papéis foram substituídos pelo uso de planilhas eletrônicas e relatórios enviados por e-mail ou salvos na nuvem. Assim, se você ainda trabalha com a utilização de processos sem aproveitar os benefícios que a tecnologia tem a oferecer, certamente é hora de mudar isso! Veja como:
A negociação das dívidas existentes é uma boa forma de reduzir custos. Neste caso não são necessariamente custos para o funcionamento do dia a dia da empresa, mas sim valores que vão sendo gerados a partir de juros, taxas, entre outras questões.
A negociação é um passo importante, que tira o nome da empresa da lista de maus pagadores e recoloca o empreendimento no mercado. Isso permite que, ao final do pagamento, a empresa possa sair do vermelho e começar a lucrar de forma consistente de novo. Para negociar as dívidas, você precisa:
O planejamento financeiro deve ser sempre uma prioridade para qualquer empresa. É muito importante que ele seja feito por um profissional competente e especializado, no caso de empresas que contratam gestores financeiros.
Você também pode optar pela contratação dos serviços de um contador particular, pois esse profissional poderá guiar toda gestão financeira da empresa. Além disso, o contador fica responsável pela verificação de pagamento de impostos e outras questões burocráticas.
Tudo isso contribui para uma redução de custos a longo prazo, já que assim você fica bem menos à mercê de dívidas e ações fiscais. Para fazer um bom planejamento financeiro, você deve:
A equipe pode ajudar muito quando a questão das reduções de custos vem à tona. Isso acontece, principalmente, quando você contrata funcionários e os valoriza da forma como merecem. Esses funcionários vestem a camisa da empresa e ajudam a reduzir os custos no que puderem, especialmente nos detalhes do dia a dia do negócio.
Além disso, quando você explica para seus colaboradores que uma redução de custos é necessária, eles não querem ser prejudicados com um eventual corte de pessoal. Assim, você consegue um apoio fundamental para reduzir custos e alavancar os lucros do negócio. Veja como fazer isso: