Um dos primeiros veículos motorizados a combustão foi criado pelos engenheiros alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em 1886. Era basicamente um tipo de carroça motororizada, chamado de Daimler Motorized Carriage. Desse veículo, derivou um dos primeiros destinados ao transporte de cargas, o qual podemos considerar como o primeiro caminhão: Daimler Motor Lastwagen.
Ele foi criado em 1896 já pela recém criada Daimler Motoren Gesellschaft, ou apenas DMG, a empresa dos engenheiros para fabricação de automóveis e motores.
O primeiro exemplar foi vendido em outubro de 1896 para British Motor Syndicate, de Londres. O motor dessa unidade era um 1.5 litros com 6 cv, fazendo o caminhão chegar a quase 20 km/h, uma marca impressionante para a época.
Tradicionalmente, o motor era instalado debaixo do assento, atrás do eixo dianteiro. Mas houveram versões com motores posicionados em outras partes do veículo.
Como era um veículo bastante personalizável, havia a possibilidade de motores entre 4 cv e 10 cv, com capacidades de carga entre 1,2 e 5 toneladas.
A missão do Daimler Motor Lastwagen era transportar cargas de forma mais rápida que os meios tradicionais da época, ou seja, carroças tracionadas por cavalos. O caminhão demonstrou eficiência e a ideia foi abraçada pelos comerciantes.
Assim, Daimler evoluindo cada vez mais seu projeto, revolucionou o transporte na virada do século passado, pois além de melhorar o transporte de mercadorias, impulsionou o crescimento econômico.
Um exemplar do modelo está exposto no Mercedes-Benz Museum, em Stuttgart, Alemanha.