O cartão caminhoneiro é um método de pagamento pré-pago que visa proteger o motorista das variações do preço do combustível na hora do abastecimento. A partir do momento da recarga, o usuário passa a ter acesso a uma cota de litros, que permanecerá com preço fixo por até 30 dias.
Emitido diretamente pela Petrobras, esse cartão pode ser de grande ajuda para aqueles que não sabem o que fazer para tentar reduzir o prejuízo oriundo da volatilidade do mercado do petróleo. É válido ressaltar que a Petrobras não cobra anuidade, nem mensalidade para emitir o cartão.
Apesar disso, existem outras particularidades que você deve saber antes de utilizá-lo. Falaremos sobre elas e sobre como usar o serviço mais adiante. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!
O cartão caminhoneiro funciona como qualquer outro cartão pré-pago tradicional. A diferença é que os valores adicionados apresentam uso restrito para o abastecimento do veículo, especialmente com o uso do óleo diesel. Não é possível abastecer com gasolina ou etanol e não é possível utilizá-lo para compras.
Para usá-lo, basta fazer a emissão do cartão por meio do site da Petrobras e, assim que estiver com o próprio em mãos, é só carregá-lo com o valor correspondente às suas necessidades. O pagamento é feito via boleto e pode ser realizado por meio do internet banking pelo banco da sua preferência.
A principal vantagem do cartão caminhoneiro é a manutenção do preço do óleo diesel. Após adicionar valores ao seu cartão, você pode trocar esse montante por litros. Essa quantidade de litros permanecerá inalterada durante todo o mês de utilização, não importando se o valor do diesel mudou ao longo desse período.
Além dessa vantagem, o caminhoneiro também passa a ter mais tranquilidade para efetuar o abastecimento, sem ter de se preocupar com troco ou com dinheiro vivo durante sua viagem. Outros benefícios incluem o direito ao programa de fidelidade da Petrobras, maior controle por meio dos relatórios da plataforma e a falta do pagamento de anuidade e mensalidade ao longo da utilização do cartão.
Apesar das vantagens, o cartão caminhoneiro tem alguns pontos que merecem sua atenção. O primeiro deles é que o abastecimento é restrito para óleo diesel. Isso faz com que frotas menores, que utilizam gasolina ou etanol para funcionar, fiquem de fora do programa.
Outro ponto muito importante é que o cartão só pode ser utilizado na rede de postos Petrobras e na rede BR credenciada, o que pode limitar um pouco as opções de abastecimento, a depender do estado e das rotas do motorista.
Também é importante mencionar que o custo do óleo diesel varia de acordo com a região. O custo dos postos Petrobras podem ser mais altos em algumas áreas, o que também pode afetar a viabilidade dessa alternativa.
Por isso, é fundamental que o condutor avalie sua situação individual antes de utilizar somente o cartão caminhoneiro. Apesar de útil — e muito importante —, podem existir outras opções mais vantajosas no mercado.